PUBLICADO EM 31/01/2018 EM Experimentação

NENHUM COMENTÁRIO

A experimentação “Oficina de Stop Motion”, ministrada pela assessor Tatit Brandão, teve como objetivo estimular os jovens a pesquisarem e a compartilharem histórias e experiências pessoais. Todas relacionadas ao lugar onde vivem para que pudessem fortalecer a identidade e o pertencimento territorial.

Durante os encontros, realizados entre julho e agosto de 2017, os jovens criaram roteiros, cenários e personagens de massinha. Tiveram aula de luz, de fotografia e de montagem de fotos em sequência para a construção dos filmes.

Além disso, foram ao “Anima Mundi”, festival de cinema de animação que acontece anualmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Passaram o dia no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e assistiram às produções de Stop Motion produzidas por jovens de projetos sociais de diversas partes do mundo. Também puderam participar de atividades de experimentação de Stop Motion Pixilation, técnica que usa corpos humanos como se fossem objetos.

“Circular pela cidade, sair do bairro e ir para a região central, ver outras pessoas e lugares foi bem rico para os jovens. A maioria deles nunca havia ido ao evento Anima Mundi e nem nunca tinha ouvido falar. Boa parte da turma também não conhecia o CCSP”, disse a assessora.

Por fim, o grupo produziu três narrativas em Stop Motion.

As experimentações integram o segundo módulo da 12ª edição do Programa Jovens Urbanos, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que acontece ‘em Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, ambos distritos da zona leste de São Paulo.

Experimentação

Oficina de Stop Motion – Cidade Tiradentes

JOVENS PARTICIPANTES

Alba Carolina Beltran, Alessandra Martins dos Santos, Anna Karolina J. Rufino, Daisy Gomes, Emerson C. Barbosa, Gabriel Salgado Meneses, Giullia Beatris Alencar dos Reis, Jessica Santos de Oliveira, Luana Porto, Mattheus Adepoju de Oliveira, Naira Kelly de Jesus dos Santos, Nicolas Emanuel Feitosa, Vicente Osmil, Vinicius Ferreira Gomides e Winnie Dominique Rodrigues Martins.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO