PUBLICADO EM 02/02/2018 EM Projeto

NENHUM COMENTÁRIO

O projeto “Encontros na margem literária” é resultado do intuito dos jovens em apresentar e valorizar as produções culturais de São Miguel Paulista – distrito da zona leste de São Paulo -, incentivar o interesse pela leitura e estimular o debate sobre a violência contra a mulher e a reforma do Ensino Médio.

O grupo realizou dois encontros literários em praças com a presença de escritores, músicos e grupos de teatro locais. O primeiro evento aconteceu na Praça Malcom X, localizada no Jardim Helena, e destacou a violência contra a mulher. Houve declamação de poemas com a presença dos poetas Caique Mendes, Jeferson Oliveira, Jéssica Marcele e Mamba Negro. Apresentação musical do grupo de rap Graduarte Tempos e cenas da peça de teatro “Medo de Mulher”, do grupo Ansur.

O segundo encontro ocorreu na Praça Craveiro do Campo e contou com um debate sobre a reforma do Ensino Médio, apresentação de esquetes de teatro produzidas pelo próprio grupo e distribuição de livros. Os dois encontros tiveram microfone aberto.

O Projeto Jovem integra o terceiro módulo da 12ª edição do Programa Jovens Urbanos em São Paulo, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária , que acontece em Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, ambos distritos da zona leste de São Paulo. Os outros 2 módulos do programa são, respectivamente, Portfólio e Experimentações. Neste terceiro módulo, os jovens partiram de uma questão em diálogo com a realidade do grupo e de sua comunidade, e a partir dela desenvolveram pesquisas teóricas e visitas de campo para fortalecer a base de cada projeto, lidaram com orçamento e organizaram as atividades necessárias para as apresentações. Para isso, foram acompanhados por educadores e assessores. Todos os grupos passaram por uma banca de avaliação em outubro e se apresentaram na Feira de Projetos que aconteceu na biblioteca Espaço Alana, localizada no distrito Jardim Helena, zona leste

Projeto

Encontros na margem literária

12ª EDIÇÃO DO JOVENS URBANOS (2016)

Cidade Tiradentes - São Paulo/SP

ONG EXECUTORA

Associação Jovens do Brasil

Linguagem

Teatro e Produção Cultural

Educador

Mariana Pitta

Assessor

Marcos Gomes

JOVENS PARTICIPANTES

Bianca Jesus de Lima, Caroline Alves Medeiros Soares, Glaucia Fonseca Barradas, Gustavo da Silva Souza, Jonatas de Andrade Gonçalves Silva e Julia Cristina da Silva.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO