PUBLICADO EM 07/02/2018 EM Projeto

NENHUM COMENTÁRIO

O projeto “Feminivida: juntxs contra a violência doméstica” surgiu para estimular a conscientização a respeito da violência doméstica contra mulheres que vivem em Cidade Tiradentes. Além disso, teve o intuito de fortalecer a autoestima das mulheres que frequentam a Casa Anastácia, Centro de Defesa e Convivência da Mulher, local onde os jovens decidiram fazer a apresentação do sarau. Na fase de preparação, o grupo teve contato com produções literárias de mulheres brasileiras e visitou a exposição “Corpa Negra”, no Sesc do Carmo, que homenageava mulheres negras poetas da zona leste.

A turma compôs poesias, ensaiou músicas e preparou uma feijoada junto com as integrantes da Casa Anastácia para servir após o sarau. Durante o evento, houve declamação de versos, apresentação do grupo Samba das Pretas, espaço para maquiagem, confecção de camisetas e entregas de brindes.

O Projeto Jovem integra o terceiro módulo da 12ª edição do Programa Jovens Urbanos em São Paulo, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que acontece em Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, ambos distritos da zona leste de São Paulo. Os outros 2 módulos do programa são, respectivamente, Portfólio e Experimentações. Neste terceiro módulo, os jovens partiram de uma questão em diálogo com a realidade do grupo e de sua comunidade, e a partir dela desenvolveram pesquisas teóricas e visitas de campo para fortalecer a base de cada projeto, lidaram com orçamento e organizaram as atividades necessárias para as apresentações. Para isso, foram acompanhados por educadores e assessores. Todos os grupos passaram por uma banca de avaliação em outubro e se apresentaram na Feira de Projetos que aconteceu na biblioteca Espaço Alana, localizada no distrito Jardim Helena, zona leste.

Projeto

Feminivida: juntxs contra a violência doméstica

12ª EDIÇÃO DO JOVENS URBANOS (2016)

Cidade Tiradentes - São Paulo/SP

ONG EXECUTORA

Instituto Pombas Urbanas

Linguagem

Intervenção urbana e produção cultural

Educador

Luara Sanches e Rafael Pantoja

Assessor

Queila Cristiane de Lima Rodrigues

JOVENS PARTICIPANTES

Camila Oliveira da Silva, Heber Henrique dos Santos Tavares, Henrique Eduardo Horácio Neto, Gustavo Brito de Lima Santos, Leticia Gonçalves dos Santos Moraes, Michelli Ferreira dos Santos, Millena Maia dos Santos, Nicole Santos da Silva, Robert Fernandes Nascimento e Yasmin Vale Santos.

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO