PUBLICADO EM 07/02/2018 EM Projeto

NENHUM COMENTÁRIO

Depressão foi um tema considerado tabu por um grupo de jovens de Cidade Tiradentes. Assim, que decidiram criar o “Gilete na Alma: Relatos Depressivos”, um projeto que uniu exposição fotográfica, teatro e rodas de conversa para contribuir para a conscientização a respeito da depressão nas juventudes e nas periferias. O grupo criou cenas e produziu fotos artísticas nas quais eles mesmos eram fotografados para ilustrar cenas depressivas.

Dentre as apresentações realizadas destacam-se os encontros no Centro Cultural de Formação Cidade Tiradentes, que reuniu mais de 100 pessoas entre jovens, familiares e outros membros da comunidade, que puderam acompanhar a intervenção teatral mas também criar um espaço de conversa e trocas de experiências sobre os desafios e caminhos no combate a depressão; e a intervenção realizada no Centro Cultural Arte em Construção, do Instituto Pombas Urbanas.  

O Projeto Jovem integra o terceiro módulo da 12ª edição do Programa Jovens Urbanos em São Paulo, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que acontece em Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, ambos distritos da zona leste de São Paulo. Os outros 2 módulos do programa são, respectivamente, Portfólio e Experimentações. Neste terceiro módulo, os jovens partiram de uma questão em diálogo com a realidade do grupo e de sua comunidade, e a partir dela desenvolveram pesquisas teóricas e visitas de campo para fortalecer a base de cada projeto, lidaram com orçamento e organizaram as atividades necessárias para as apresentações. Para isso, foram acompanhados por educadores e assessores. Todos os grupos passaram por uma banca de avaliação em outubro e se apresentaram na Feira de Projetos que aconteceu na biblioteca Espaço Alana, localizada no distrito Jardim Helena, zona leste.

Projeto

Gilete na Alma: Relatos Depressivos

12ª EDIÇÃO DO JOVENS URBANOS (2016)

Cidade Tiradentes - São Paulo/SP

ONG EXECUTORA

Instituto Pombas Urbanas

Linguagem

Teatro e Fotografia

Educador

Emily Meirelles e Luana Gonçalves

Assessor

Tina Gomes e Murilo Gaulês

JOVENS PARTICIPANTES

Ana Gabrielly J. Araújo, Ana Paula Libano da Cunha, Beatriz Alves Lisboa, Dayane T. Cardoso Freitas, David Silva de Santana, Geovana Mariano da Silva, Jefferson Gomes da Silva, Kauane Pedrosa Bispo da Silva, Larissa Gonçalves da Silva e Lúcia Vitória de Araújo Ribeiro

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO