PUBLICADO EM 07/02/2018 EM Jovem

NENHUM COMENTÁRIO

Após refletirem sobre a necessidade de falar sobre as próprias histórias, experiências e ancestralidades, jovens moradores de Cidade Tiradentes criaram o “Sarau Diversiarte”. A base do projeto foi a união de expressões teatrais, poesia e música para retratar mulheres, negras, negros e transexuais de uma forma que não fosse marginalizada. Durante o processo formativo do programa e de preparação do projeto, a turma visitou uma exposição sobre os “Panteras Negras”, a “Mostra Cultural Cooperifa”, que acontece na zona sul e destaca artistas periféricos, e a “Festival do Livro e da Literatura de São Miguel”, em São Miguel Paulista.

Além das cenas orientadas por uma cenopoeta, o grupo promoveu um campeonato de sarradas, passos de funk. Quem ocupou o primeiro lugar ganhou um troféu e foi fotografado pelos integrantes do grupo. A foto foi impressa em lambe e colada onde o vencedor escolheu. A segunda posição recebeu uma camiseta personalizada do sarau. Por fim, a terceira recebeu um livro. As apresentações aconteceram na Casa de Cultura D’artê, no CEU Inácio Monteiro e na Casa Love C.T, um espaço que dá aulas de skate para as crianças de Cidade Tiradentes.

O Projeto Jovem integra o terceiro módulo da 12ª edição do Programa Jovens Urbanos em São Paulo, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que acontece em Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, ambos distritos da zona leste de São Paulo. Os outros 2 módulos do programa são, respectivamente, Portfólio e Experimentações. Neste terceiro módulo, os jovens partiram de uma questão em diálogo com a realidade do grupo e de sua comunidade, e a partir dela desenvolveram pesquisas teóricas e visitas de campo para fortalecer a base de cada projeto, lidaram com orçamento e organizaram as atividades necessárias para as apresentações. Para isso, foram acompanhados por educadores e assessores. Todos os grupos passaram por uma banca de avaliação em outubro e se apresentaram na Feira de Projetos que aconteceu na biblioteca Espaço Alana, localizada no distrito Jardim Helena, zona leste.

Jovem

Sarau DiversiArte

12ª EDIÇÃO DO JOVENS URBANOS (2016)

Cidade Tiradentes - São Paulo/SP

ONG EXECUTORA

Instituto Pombas Urbanas

Linguagem

Produção Cultural e Literatura

Educador

Claudio Pavão e Ellen Rio Branco

Assessor

Jô Freitas

JOVENS PARTICIPANTES

Diogo de Azevedo Bueno Santos, Júlia Araújo da Silva, Matheus Paulino, Mayara Alves de Lima e Rebeca Santos

NENHUM COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO