SÃO MIGUEL PAULISTA – SÃO PAULO (SP)

Um dos mais antigos e tradicionais distritos de São Paulo, surgido no século 16, e localizado no extremo leste da cidade, São Miguel Paulista recebe o Programa Jovens Urbanos em sua 12ª edição.

O bairro foi um dos primeiros redutos de nordestinos da capital e ainda hoje mantém forte identidade com aquela região do Brasil.

Palco de intensa atividade sindical, principalmente com os trabalhadores químicos, e de mobilização social, São Miguel foi o primeiro bairro paulistano a conquistar uma rua de lazer, fechada aos domingos e feriados, permitindo que crianças jogassem bola, andassem de bicicleta e brincassem de amarelinha sem serem incomodadas pelos carros. Iniciativa que se espalhou para outras cidade do Brasil.

Em 2017, o Programa Jovens Urbanos retorna ao distrito com a Fundação Tide Setubal como cogestora e com duas organizações locais parceiras.

locais-content

PARCEIROS LOCAIS

A rede de parceiros locais é um importante elemento para a realização das ações do Programa em São Miguel Paulista. Nessa 12ª edição, contamos com as seguintes parcerias:

EDIÇÕES ANTERIORES

O Programa Jovens Urbanos foi criado em 2004 e desde lá já realizou ações nas cidades de Caçapava (SP), Pouso Alegre (MG), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Paulo (SP) e Serra (ES). Saiba mais sobre essa trajetória na Plataforma Educação&Participação.