SOBRE O PORTFÓLIO JOVEM

O pré-cadastro é um processo que pretende identificar os jovens interessados em participar do Programa. É a primeira etapa da seleção dos jovens, precisando ser validada pela equipe técnica do Cenpec e das organizações executoras, que irão avaliar se o jovem cumpre com os critérios de participação no Programa.

Jovens Urbanos

Passo 1: Entenda o programa

scale-bg

Como funciona o programa jovens urbanos

O que é o Programa Jovens Urbanos?

O Jovens Urbanos é um espaço de formação dedicado a você, jovem, que tem entre 15 e 20 anos. Partindo de sua história de vida, ele reconhece seus planos para o futuro e oferece oportunidades para você conhecer coisas novas, contribuindo para a ampliação do conhecimento e o fortalecimento da expressão juvenil.

Etapas


Em organizações sociais, escolas localizadas no distrito da Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista e em espaços públicos dos bairros e de outras partes da cidade de São Paulo.


Jovens que moram em bairros dos distritos da Cidade Tiradentes e de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo.


A proposta de formação é organizada em 3 etapas: Portfólio e Juventude; Experimentação e Projeto.

Cada etapa dura em média 2 meses e meio e você pode participar de todas, mas também pode participar de parte delas. Dessa forma, o Programa tem inscrições abertas ao longo do ano, sempre que houver vagas. Mas o mais legal é você participar de tudo!

As etapas têm de 2 a 3 encontros semanais, com atividades de 4 horas desenvolvidas por um educador nos espaços parceiros no território, em turmas com até 30 jovens.

Estrutura


Nesta etapa, o foco é você se conhecer melhor, falar da sua história de vida e pensar o que deseja para o futuro. Também vamos conversar, debater e conhecer a juventude como coletivo ou grupo político, olhar para os seus direitos e espaços de participação.


Nessa etapa, você escolhe uma oficina dentre várias: teatro, fotografia, música, dança, sites. Depois de alguns encontros, realiza uma bela produção: espetáculo, exposição de fotos, uma degustação culinária! O objetivo é ajudar você a conhecer novas linguagens, tecnologias e profissões.


Na última etapa, nossa proposta para você é ambiciosa! Junto com outros jovens, você pode criar um projeto inovador na sua comunidade (seu bairro, sua escola ou qualquer espaço público). Seu grupo recebe recurso para realizar o projeto! Depois todos vocês, jovens empreendedores, se encontram para trocar experiências na Feira de Projetos.


Durante todo o Programa, você terá oportunidades de conhecer espaços do seu bairro e da cidade, pois acreditamos que “andar por aí” com boas perguntas é um jeito bem interessante de pesquisar, conhecer e entender a realidade. As explorações do Programa podem ser pesquisas de vários tipos: sobre a juventude e seus espaços de participação, sobre as tecnologias e as artes que existem na cidade, sobre os problemas e as soluções urbanas e sobre muitas outras coisas!